Girassol

A lenda do girassol
Há muito tempo na tribo dos Ianomâmis  nasceu uma indiazinha muito diferente das outras, com os cabelos dourados. Deram o nome a menina de Ianaã, que quer dizer "deusa do sol".
Todos a adoravam e quando cresceu se tornou uma linda moça que despertava o interesse de todos os guerreiros da tribo e das vizinhanças. Mas ela recusava a todos.
Um dia ao ir nadar no rio sentiu um calor gostoso em sua pele como um abraço, era o Sol que a havia percebido e se apaixonou por ela.
Ianaã também se apaixonou pelo sol e todas as manhas ia bem cedo esperar seu amado aparecer. Ele ia surgindo aos poucos e era para ela o seu primeiro sorriso e raios dourados a lhe desejar um bom dia!!
Mas um dia Ianaã ficou triste e adoeceu. Quase não saia de sua cabana. O Sol apaixonada fez de tudo para alegra-la, mas em vão. Ela foi definhando num cantinho e morreu!
A tristeza foi total! A mata ficou em silencio e o Sol não mais apareceu mergulhando tudo em tristeza e escuridão. Os Ianomâmis enterraram a sua florzinha loira na beira do rio aonde ela gostava de nadar.
O Sol derramou muitas lagrimas durante muitos dias e depois resolveu aquecer o solo aonde sua amada estava enterrada.
Após algum tempo, brotou do chão uma planta verdinha que foi crescendo até tornar´se uma grande flor redonda com lindas pétalas amarela, que ficava voltada para o Sol desde o amanhecer até o anoitecer.
A noite ela pendia para baixo como se estivesse adormecida a espera de um novo dia  quando o Sol lhe beijava e acariciava com seus raios.
Por isso esta linda flor com alma de menina recebeu o nome de Girassol.

Riscos de girassol para pintar.

desenho de girassol

desenho de girassol

girassol para pintar

girassol para pintar

desenho de girassol

desenho de girassol para pintar

girassol para pintar

desenho de girassol para pintar

cesta com girassol

vaso com girassol

tacho com girassol e lirios

girassol e morangos

risco de girassol para pintar

girassol

Um comentário:

  1. Amei a lenda do girassol. Essa flor tem seu encanto . Adoro. Já tive o prazer de admirar uma lavoura de girassóis floridos. Foi encantador.

    ResponderExcluir